Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno (IPCA)


É tratamento para inúmeros casos como Alopecia (queda cabelo), Melasma, Estrias, Cicatrizes, Envelhecimento cutâneo, Flacidez pele, Acromias (manchas brancas) e Poros dilatados.

Usamos dispositivos como Dermaroller (manual), DermaPen (elétrico) com ou sem “drug delivery” ou aparelho de Radiofrequência microagulhada (microagulhamento fracionado). 

Para minimizar o desconforto causado nestes procedimentos é utilizado anestésico tópico e o tempo de recuperação é relativo ao número de passadas destas agulhas e a profundidade atingida por elas.  

O microagulhamento é feito em diferentes direções (vertical, horizontal e diagonal), com pressão leve a moderada, perfurando a epiderme e provocando microlesões. A partir destas microlesões se inicia o processo inflamatório de cicatrização. E neste começa a liberação de fatores de crescimento com ação sobre fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno.

O Dermaroller e Dermapen possuem agulhas de aço cirúrgico, com 0,1 a 0,8 mm de diâmetro e penetram até 3,0 mm, gerando microcanais que atingem a derme se desejado. É um tratamento que pode ser isolado ou associado a “drug delivery” e, neste caso, suas perfurações facilitam o transporte da substância desejada através da barreira da pele.

Na Radiofrequência as agulhas, de tamanho pré-determinado, disparam ondas eletromagnéticas que provocam oscilação nas moléculas de água e assim transformam esta energia em calor deixando micropontos vaporizados e a área em torno intacta.

As ações do microagulhamaneto são bem complexas e ainda não totalmente esclarecidas visto sua ampla utilização e faixa de benefícios.

Mecanismo de Ação

Este “trauma” controlado sobre a pele desencadeia uma cascata de eventos de recuperação, ainda não totalmente conhecidos, que agem em diferentes áreas e provocam inúmeros benefícios. Podemos, de forma simplificada, dividir em 3 etapas esta recuperação.

1° Fase inflamatória – Ocorre liberação plaquetas e neutrófilos que são fatores de crescimento com ação sobre os queratinócitos e os fibroblastos.
2° Fase proliferativa – Há angiogênese, epitelização e proliferação dos fibroblastos, com produção de colágeno tipo III e elastina.
3° Fase remodelamento – o colágeno do tipo III é lentamente substituído pelo tipo I, que dura por 5 a 7 anos.

Esta estimulação de colágeno também auxilia na reconstrução de fibras rompidas e deixa a pele mais densa e resistente. 

Se constata clareamento no Melasma pois promove diminuição da quantidade de melanina epidérmica.
Na Alopecia androgenética, ao se causar microperfurações se estimula a angiogênese promovendo uma vasodilatação e se libera de fatores de crescimento (VEGF) que levam à ativação de células-tronco no bulbo.

Todas as ações do microagulhamento podem ser potencializadas com o uso de “drug delivery” específica para cada caso, exceto no microagulhamento fracionado.

Microagulhamento Fracionado

Entre em contato e
agende já sua
avaliação

Contatos

(51) 98182.9311
(51) 3221.6062
dermocenter1@gmail.com

Horário de Funcionamento

Seg – Sex 09:00 – 18:30

Localização

Av. Cristóvão Colombo, 881 –
Salas 603/604 – Moinhos de Vento –
Porto Alegre