Estrias


Formam-se quando a pele é “esticada” em excesso e rompem as fibras elásticas e colágenas, que dão sustentação e elasticidade à pele. Isto pode ocorrer de ser pelo aumento repentino de peso, gravidez (geralmente a partir do 6° mês), aumento de massa muscular (exercício anaeróbico intenso), aumento rápido de altura, implantes mamários. Outra causa é o uso indiscriminado de corticoides tópicos.

Elas inicialmente são rosadas (período inflamatório) e tornam-se brancas. Podem ser deprimidas ou levemente elevadas com espessura e largura variáveis e os locais mais frequentes são nádegas, coxas, abdome, costas e seios.

Sem prejuízo à saúde são inestéticas, podem afetar a autoestima e até mesmo causar ansiedade e depressão.

Seu tratamento é um verdadeiro desafio e o ideal é o fazê-lo de forma precoce (ainda rosadas) visando o estímulo na produção de colágeno e elastina para o retorno da elasticidade perdida.

Dentre os tratamentos destaca-se a Indução Percutânea de colágeno (IPCA) feita através de Microagulhamento ou Microagulhamento fracionado, Luz Intensa Pulsada, Peeling e outros, sendo muitas vezes feitos em associação. Em alguns é usado creme anestésico para diminuir ou eliminar o desconforto.

IPCA


TRATAMENTOS:
A Indução Percutânea de Colágeno (IPCA) é feita através de microagulhamento que pode ser simples através de dispositivos como o Dermaroller, aparelhos como o DermaPen ou de Radiofrequência microagulhada (microagulhamento fracionado). 

Aqui se usa creme anestésico tópico prévio para diminuir ou eliminar o desconforto das agulhas.

Microagulhamento por Dermaroller ou DermaPen: Feito com agulhas de aço cirúrgico de alta    resistência, com 0,1 a 0,8 mm de diâmetro e comprimento de 0,25 a 3,0 mm, geram múltiplos microcanais que atingem a derme e desencadeiam um estímulo inflamatório (controlado) que leva a produção de colágeno. Para potencializar esta ação usa-se “drug delivery”, ou seja, aproveita-se os microfuros causados na pele para facilitar a penetração de substâncias estimuladoras de colágeno.

Radiofrequência Microagulhada: As agulhas, de tamanho pré-determinado, disparam ondas eletromagnéticas que provocam oscilação nas moléculas de água e assim transformam esta energia em calor deixando micropontos vaporizados e a área em torno intacta. Age sobre os fibroblastos estimulando a formação de colágeno e elastina.  


Microdermoabrazão (peeling de cristal): é peeling físico que usa cristais que “lixam” a superfície cutânea, removem a camada mais superficial da pele e estimulam renovação celular e a produção de colágeno. Pode ser associada a peeling químico, facilitando a absorção.

Luz Intensa Pulsada: melhora o eritema das estrias recentes e estimula a formação de colágeno.

Peelings:  como o de Ác. Tricloroacético.

Cremes: com ácido retinóico, ácido glicólico ou vitamina C.
 
• Laser fracionado: sua energia térmica causa dano controlado estimulando os fibroblastos a produzirem colágeno.

Este tratamento é um desafio pois além da dificuldade de restaurar as características da pele ele é de natureza apenas estética e assim o resultado também é relativo as expectativas de quem tem estrias.

Entre em contato e
agende já sua
avaliação

Contatos

(51) 98182.9311
(51) 3221.6062
dermocenter1@gmail.com

Horário de Funcionamento

Seg – Sex 09:00 – 18:30

Localização

Av. Cristóvão Colombo, 881 –
Salas 603/604 – Moinhos de Vento –
Porto Alegre