O colágeno (28 prot eínas diferentes) tem papel fundamental na estrutura de vários tecidos, como pele e ossos. Ele dá rigidez, flexibilidade, tração, estrutura e integridade.
A derme é composta por uma grande matriz extracelular rica em colágeno.
O colágeno dérmico representa a proteína mais abundante da matriz extracelular e constitui a maior parte da pele, correspondendo a 90% de sua massa seca.
O colágeno da derme é responsável pela resistência e integridade mecânica e estrutural da pele. As fibras de colágeno são formadas pelo complexo, em ordem: fibras, fibrilas, microfibrilas e moléculas de colágeno.
As fibras colágenas da derme são responsáveis por conferir elasticidade para a pele, e as fibras elásticas, por conferir tônus.
Com o envelhecimento a densidade do colágeno na derme reduz-se sendo associada a uma redução da espessura dérmica.
A rede de colágeno dérmica torna-se cada vez mais fragmentada e fibras mais curtas e menos organizadas.
Tabela 1: Principais tipos de colágeno encontrados em pele e anexos
Tipos de colágeno na estrutura da pele e anexos
Tipo I
Mais abundante na pele, tendões, ossos. Composto por fibras flexíveis e de alta força tênsil (são os maiores componentes da MEC).
Tipo III
Associado ao tipo I. Possui redes mais finas. Presente na membrana basal e camada papilar.
Tipo IV Presente na lâmina densa da camada basal.
Tipo VI
Formado por uma rede microfibrilar. Mediador da arquitetura e composição da matriz extracelular. Sugere-se sua participação no processo de cicatrização cutânea.
Tipo VII
Forma as fibrilas de ancoragem. É a estrutura-chave para a adesão dermoepidérmica.
Fatores agravantes ou desencadeantes da flacidez cutânea
Envelhecimento
Frequentes variações de peso
Perda de peso rápida e excessiva
Lipoaspiração excessiva
Presença de estrias múltiplas e atróficas
A gelatina, o colágeno hidrolisado e os peptídeos bioativos de colágeno são utilizados para suplementação oral. O colágeno pode ser extraído do tecido conectivo de diferentes
O colágeno pode ser extraído do tecido conectivo de diferentes formas; quando desnaturado pelo calor, o colágeno forma gelatina e, após nova hidrólise enzimática, é produzido o colágeno hidrolisado (CH), composto de peptídeos de diferentes comprimentos. O colágeno hidrolisado é capaz de atravessar a barreira intestinal e atingir a circulação sanguínea.
São sugeridos três diferentes possíveis mecanismos pelos quais a ingestão de colágeno oral pode trazer benefícios para a pele: (a) fragmentos de colágeno podem ser precursores para a síntese de colágeno na pele; (b) fragmentos de colágeno podem estimular a produção de colágeno e proteoglicanos na pele; e (c) o colágeno e seus fragmentos podem aumentar a renovação da pele por indução de células T reguladoras (Tregs) e macrófagos M2.
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA EFICÁCIA DA SUPLEMENTAÇÃO ORAL DO COLÁGENO HIDROLISADO E PEPTÍDEOS BIOATIVOS DE COLÁGENO
Melhora xerose, envelhecimento, celulite e úlceras de pressão são promissores.
Melhora hidratação (diminui perda de água transepidérmica), elasticidade cutânea, celulite moderada, rugosidade da pele, densidade dérmica do colágeno, níveis de pró-colágeno tipo 1 e elastina bem como diminuição da fragmentação de colágeno, perda de água transepidérmica (TEWL)
e expressão de MMPs 1 e 12.
Melhora dermatites alérgicas de contato e dermatite atópica (3,9g de tripeptídeos ou de colágeno comum).
Embora geralmente se acredite que os peptídeos de colágeno sejam hidrolisados em aminoácidos no trato gastrointestinal antes de serem absorvidos pela circulação sanguínea, existem evidências consideráveis que mostram que os peptídeos podem ser absorvidos parcialmente intactos.
Os peptídeos de colágeno ingeridos são capazes de atravessar a barreira intestinal.
Rugas: 2,5g de peptídeos bioativos de colágeno 1x/dia,
Unhas frágeis 2,5g de peptídeos bioativos de 1x/dia por 24 semanas c/ aumento de 12% na taxa de crescimento e redução de 42% da frequência de unhas quebradas.
DOSES: A dose adequada ainda permanece indefinida. Doses altas de colágeno oral (15g 3x/dia) demonstraram melhora em processos de cicatrização, porém doses de 2,5g de peptídeos bioativos já demonstraram ser eficazes para a melhora de rugas periorbitais .
CONCLUSÃO
• Melhora da elasticidade da pele
• Redução de rugas na região dos olhos
• Cicatrização de feridas (incluindo úlceras de pressão)
• Melhora da celulite
• Melhora da hidratação cutânea
• Melhora dos quadros de dermatite atópica e dermatites de contato alérgicas
• Melhora da fragilidade e aumento no crescimento das unhas