
À medida que envelhecemos as glândulas diminuem a produção de óleos essenciais, sentimos menos sede e como consequência tomamos menos água. Perdemos gordura subcutânea e temos diminuição da densidade de fibras elásticas e de colágeno o que leva a uma menor espessura da pele e perda de elasticidade tornando-se flácida e áspera. Sendo esta pele mais seca e áspera por si só já pode provocar coceira.
Estas alterações, além dos danos provocados pelo sol, causam maior fragilidade cutânea e menor capacidade de proteção contra fatores externos sendo necessário um maior cuidado.
Sendo esta pele mais sensível deve-se evitar banhos muito quentes e demorados. A limpeza deve ser suave evitando-se o uso de esponjas ásperas. Hidratantes e o hábito de tomar água é importante no auxílio da recuperação e proteção da pele, bem como o uso de protetor solar ao menos de FPS 30.
Outros cuidados devem ser com a parte interna do nosso corpo como dormir bem, praticar exercícios, evitar dentro do possível o estresse, não fumar e ser moderado com bebidas alcoólicas.
Quanto aos sabonetes os melhores são os chamados syndet pois possuem pH entre 5,5 e 7, visto que o pH da pele é 4,7 a 5,75 em sua maior parte. Já os sabonetes comuns normalmente seu ph (grau de acidez) é acima em torno de 9 ou mais, o que os faz mais agressivos à nossa pele que é ácida. Se o sabonete for hidratante será melhor ainda.
Mas, não esqueça das consultas periódicas com o seu Dermatologista e Clínico (gerontologista) pois para se manter uma boa saúde (interna e externa) é necessários exames sanguíneos. Os níveis de vitamina D, vit. C, hormônios tireóide e glicose, entre outros são importantes para este controle.